Friday 8 January 2010

Negócios do século XXI

Este Natal resolvi oferecer a mim mesmo um livro. O que me ofereci foi o livro de Chris Anderson chamado "The Long Tail", em português "A cauda longa".

Este livro fala sobre empresas que vieram revolucionar a forma de vender produtos ou serviços. Invés desses produtos ou serviços terem um preço elevado e ser vendido a meia dúzia de clientes, baixaram o preço e passaram a vender a milhões de clientes por todo o mundo.

Esta teoria vai de encontro à teoria tradicional sobre gestão de empresas. Até à 10 ou 15 anos não havia muitas empresas que tinham preocupações globais, pois, praticamente estavam confinadas a uma região ou país. Com o advento da internet um produto pode ser vendido em qualquer parte do mundo. Um potencial cliente pode estar em qualquer parte do mundo e não só na nossa área de acção.
Esta é a magia de internet e desta aldeia global.

Outro ponto que gostaria de salientar é o número de empresas que nos últimos anos passaram de inexistentes a grandes empresas do sector cujo produto tem um valor de venda próximo de zero.
Empresas como Google, onde as pesquisas dos cliente, emails, documentos, etc. não tem custos, RainAir que se dá ao luxo a ter viagem de avião a um cêntimo, são empresas que apresentam lucros extraordinários em contrapostos com empresa tradicionais que despedem pessoas todos os dias e apresentam prejuizos cada vez maiores todos os anos.

Quem é que está certo ou errado? Quem ganha e quem perde com esta metodologia?
Não tenho respostas para estas questões, mas, tenho a certeza que o consumidor irá sempre sair beneficiado. Só não sei dizer que tem algum ganho efectivo se não, mas, isso será matéria de outro post.


Paulo Aboim Pinto
Odivelas -Portugal

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