Saturday 2 January 2010

Avatar – um filme dos diabos

À uns dias atrás fui ver o filme Avatar e devo vos dizer que fiquei espantado com a capacidade técnica daquelas pessoas.

O filme em si não é nada de especial. Tem como base a história da civilização onde uns pensam que são os mais fortes e que podem chegar e abusar dos recursos de uma área (neste caso planeta) nem que para isso tem que destruir uma civilização inteira.

Na história da nossa civilização isso já aconteceu vezes sem conta, onde quero destacar o extermínio dos Aztecas por parte dos espanhóis e o quase extermínio dos índios americanos por parte dos colonos.

O que realmente me espantou no filme é para começar o 3D. Desde o filme “A criatura da lagoa negra” que deu à uns anos na RTP1, que eu não via um filme no formato 3D. Na altura houve uma febre para comprarmos os ditos óculos 3D e mesmo com eles devo dizer que num vi nada bem o filme.

Avatar é um filme assenta bem nesta ideia futurista do 3D. É um excelente filme de acção, com imagens lindas de uma planeta que não existe onde o realizador James Cameron não podia ter feito um melhor trabalho.

Quero ainda destacar o milagre técnico que foi dar a bonecos as expressões humanas. Não foram só expressões genéricas do rosto, mas, a interpretação dos actores foi totalmente captada e reproduzida.
Com este avanço (ainda insípido e só em filme) podemos pensar que temos o caminho traçado para rapidamente podermos ter avatares em sistemas como o Second Life que mostram as nossas expressões faciais.

Não vejo este filme como um bom filme, mas, a forma de filmagem é um grande avanço para a humanidade e abre novas prespectivas e utilizações na nossa vida real.


Paulo Aboim Pinto

No comments: