Thursday 19 November 2009

Quem devia ganhar mais?

Aqui está está uma questão que tenho perdido algum tempo ultimamente, quem deve ganhar mais? O técnico ou o gestor?

Nas últimas semanas tem vindo a público alguns dos ordenados dos gestores de topo da administração pública. Gestores como o Armando Vara ganha (mais coisa ou menos coisa) 50.000 euros (10.000 contos na moeda antiga) e são estes gestores que acham que não devemos aumentar o ordenado mínimo para 500 euros, pois, haverá empresas que deixam de ser competitivas.

Deixem-me colocar as coisas da seguinte forma? Quem são as pessoas que produzem numa empresa? Só com gestores as empresas continuam a produzir? Porque é que damos as melhores condições aos gestores (carro, telefone móvel, férias pagas e grandes ordenados) e aos técnicos o ordenado mínimo?

Eu, trabalho na área do desenvolvimento de software e tenho que dizer que tenho alguma sorte e um ordenado condigno, mas, mesmo assim há imensas desigualdades.
Sempre que vou para um projecto, o chefe de projecto (alguém não produtivo que só irá usar Office, ferramenta de email e pouco mais) tem acesso a um portátil topo de gama, cheio de capacidade enquanto que aos técnicos que necessitam de um computador decente, vão usar um compilador, ferramentas de edição de imagem, o Office e uma ferramenta de email, é lhes dado um computador velho e sem capacidade.

Porque haverá esta diferença? Depois, claro que ninguém, em Portugal, quer seguir a carreira técnica e querem ir todos para gestores....

Fica a pergunta no ar: Quem devia ganhar mais, os gestores ou os técnicos?


Paulo Aboim Pinto
Odivelas - Portugal

1 comment:

sonhadora said...

Na minha opinião.. os técnicos deveriam ganhar mais...
E não digo isto porque sou técnica :) (lol)