Tuesday 17 November 2009

Google Wave, A análise!

É verdade que já passou algum tempo sobre o lançamento do Google Wave, mas, só agora resolvi vir escrever sobre tal.

Desde o dia 1 que tenho usado o Google Wave das mais diversas formas e tenho obtido várias opiniões sobre se o Google Wave é uma desilusão ou não para os utilizadores.
A minha opinião é que os utilizadores estavam convencidos que o Google Wave viria substituir os serviços de IM (Internet Messaging) com Yahoo ou MSN, os serviços de email (como hotmail ou GMail). O problema é que não substitui nada disso. Nos dá uma nova perspectiva sobre a forma de comunicação.

Este novo serviço é um conjunto de vários serviços que estão ainda disponíveis na internet como NewsGroups, IRC, IM e EMail. O Google Wave os une a todos num só serviço e ainda adiciona a possibilidade de transformarmos uma Wave numa entrada num Blog.

Não sei que esta será a forma de comunicação do futuro, o que sei é que é um passo na direcção do futuro sim.
Tenho usado o Google Wave como ferramenta de trabalho onde coloco as minhas ideias sobre algo que estou a fazer, partilho essas ideias com outras pessoas e invés de reunimos e discutir essas ideias, cada um dos participantes dá a sua contribuição na Wave.

Outra forma de utilizar o Google Wave é em reuniões. Sempre que participo numa reunião crio uma Wave com os participantes da mesma e vou colocando o que foi discutir na reunião. Como todos tem acesso à Wave, poderão adicionar os seus comentários aos temas discutidos e no final a acta da reunião (ou um resumo da reunião) está feito e com os comentários de todos.

Como podem ver, eu não uso o Google Wave como forma de conhecer novas pessoas ou ainda simplesmente como forma de comunicar, uso como ferramenta no meu trabalho de responsável técnico de soluções informáticas em .NET.

O que falta no Google Wave?
Ainda falta imenso no Google Wave. Falta essencialmente comunicação som outros serviços como email. Ainda não é possível criar uma Wave e enviar o seu conteúdo por email para alguém.
Esta limitação deve-se ao facto de ser um Preview do sistema e que ainda não está tudo pronto. Penso que o Google ainda está a ver se este é um serviço que deve apostar ou não e ainda não criou todas as formas de conectar o Google Wave aos demais serviços Google como Docs, Reader, GMail, Picasa, etc.

Ainda falta muito para o Google Wave ser um sistema de comunicação perfeito, mas, nós vivemos 40 anos com o email e ele não é perfeito, porque é que não podemos dar uma oportunidade ao Google Wave.

Abraços
Paulo Aboim Pinto
Odivelas - Portugal

No comments: