Friday, 2 January 2009

Olimpo - Content Manager System

Quase um ano depois, resolvi pegar no Olimpo - Content Manager System e termina-lo. Este software é tem como objectivo ser a base de trabalho para o desenvolvimento de sites Web (Intranet / Extranet).

Desde há alguns anos que ando a brincar ao desenvolvimento de sites e a 1º versão do Olimpo foi desenvolvida em ASP 1.0 + Access em 1999 quando comecei a pensar em desenvolver o site para a Tusófona - Real Tuna Lusóna (tuna que fundei em 1996).
Por diversos motivos, rapidamente o site passou a ser desenvolvido em PHP + MySQL. Um desses motivos foi que o Data Center era em minha casa e manter a estrutura de servidores com máquina Windows dava imenso trabalho a manter (ao contrário que muitos pensam, manter um Windows é um trabalho diário extenuante).

Há cerca de 6 ou 7 anos resolvi que era a altura para o Olimpo evoluir e começei de migrar tudo para .NET 1.1, mas, como eu não uso windows em casa tudo ficou complicado.
Com o amadurecimento do Mono e MonoDevelop pude retormar o projecto e mesmo usando Linux como sistema operativo, posso desenvolver em C# .NET.

Ao longo destes anos por causa do excesso de trabalho e um casamento falhado não tenho tido muito tempo para dedicar-me ao Olimpo CMS, ou, a minha dedicação não tem sido estável.

Hoje o Olimpo está totalmente desenvolvido usando .NET 2.0, apesar de estar compilado com Mono 2.3.
Os data center que tenho trabalhado não tem o mono instalado nas suas máquinas linux, pelo que tenho recorrido a máquinas Windows com o .NET 2.0 intalado e até agora não tenho tido problemas entre o .NET e Mono.

Existem diversos concorrentes que já estão instaurandos e com provas dadas no merdado à vários anos como: DotNetNuke, Mojo Portal em .NET e um infindável número de CMS desenvolvidos em PHP, mas, o Olimpo CMS tem as suas virtudes / vantagens que são:

  • Equipa de desenvolvimento portuguesa (o que é nacional é bom e para já a equipa é só uma pessoa).
  • Uso do C# .NET (e não VB.NET como o DotNetNuke).
  • Pensado para ser totalmente modular desde o início.
  • É completamente grátis. Licenca Free Software.
  • Tenta usar as novas motodologias de desenvolvimento (MVC, Singleton, etc).
Da mesma forma que o projecto Tusófona.com foi o impulsionador do Olimpo, este projecto voltou a ser de novo a razão do avanço. Depois de quase 5 anos com o mesmo site, foi-me pedido para fazer um novo e qual a melhor plataforma? O Olimpo CMS claro. Assim, nas últimas semanas tenho trabalhado com afinco para começar a ter algo online. A primeira versão deste novo site foi colocada online em 31/12/2008 e quase todos os dias algo novo é colocado online.

O Olimpo CMS não pretende ser o melhor CMS do mercado, nem sequer pretende ser considerado. É um projecto pequeno com a ambição académica e não comercial. Claro que alguém pode achar que pode ser usado comercialmente. Nesta situação só posso desejar boa sorte.
Claro que já pensei em tranformar o Olimpo num produto que possa ser vendido, mas, isso fica para outro post.

Para que usar software de CMS como DotNetNuke, Jomla, WordPerfect, etc. Se és português, tenta usar o Olimpo CMS e verás que não é assim tão diferente dos outros.
Dentro em breve terei processos de instalação / configuração / administração para que qualquer pessoa posso instalar / usar o Olimpo CMS. Até lá, vão vendo a implementação de tal em http://www.tusofona.com

Abraços
Paulo Aboim Pinto
Odivelas - Portugal

1 comment:

Música said...
This comment has been removed by a blog administrator.