Wednesday 14 July 2010

JavaScript vs Silverlight - Please don't feed the trolls

Foi criado um Flame Post no JupiterJS.com que só server para alimentar alguns trolls que por ai andam intitulado "JavaScript vs Silverlight".
Estava eu a pensar numa forma de blogar sobre o assunto e eis que o Laurent Bugnion, criados no Light MVVM para WPF, Silverlight e WP7 respondeu da melhor forma.

Ao texto dele gostaria de acrescertar algo sobre debuging em .NET e JavaScript. Não só é completamente diferente como é antagónico. Desde que conheci sistema de debug facultado pela Microsoft que não quero um que tenho que fazer print do resultado das variáveis para o ecrã.
Considero contra-produtivo e até mesmo castrador no avanço do trabalho!

Outro ponto é a homogeneização do código. Quando estamos a programar em JavaScript temos que conhecer dezenas (quando não são mais) frameworks e que nem sejam coexistem entre si. Temos ainda que dominar o HTML para apresentação final e o Java para servir de Data Access Layer com a base de dados.
No Silverlight só temos que entender e saber de uma linguagem: C#. Para os mais radicais temos também o XAML que não é mais que uma representação dos ecrãs. O código de User Interface, de negócio e ainda o acesso aos dados é todo desenvolvido na mesma linguagem.

Para um gestor é muito melhor escolher uma equipa multi-disciplinar nas funções que também estar dependente dos conhecimentos sobre as diversas linguagens.

Pelas razões expostas pelo Laurent Bugnion e pelas que aqui tentei acrescentar a minha escolha é obviamente Silverlight.
Podem ler a sua resposta aqui.


Paulo Aboim Pinto

No comments: