Sunday 14 July 2013

Consegui configurar o continuous build no TFS Git com uma solução: Win8 App + ASP.NET Backend.

Até aqui conseguia fazer isto muito bem se a solução fosse puramente no TFS, mas, ontem à noite consegui com os projectos Git no TFS Online e estou muito contente.

Gosto do Git como source-controller, mas, falta-lhe o resto que gosto no TFS como a possibilidade de associar Tasks a uma Check-In de uma forma simples e toda a gestao do projecto baseada no trabalho desenvolvido.
Sei que existem diversas ferramentas que ajudam o Git a ter estas funcionalidades, mas, porque quero outras ferramentas se o TFS faz isso muito bem? Vou esperar pela integrações de gestão de projecto que a equipa do TFS venha a introduzir no Git!

O que ficou ainda por fazer é deployment automático para o Azure. Ai continuamos com problemas devido a erros nos target files que estão no Git (acho eu), pois, a mesma solução fazia o deployment sem problemas a partir no TFS. Vamos esperar para ver.

Outra coisa que noto que falta é poder correr os scripts de Code-First no final do deployment em Azure. Em TFS temos um campo onde podemos colocar o Deployment Script que fazemos download do dashboard azure, mas, nos ecrans de definição do build em Git não temos essa opção, pelo que ainda não deve estar implementado.
Felizmente a partir do publish do projecto ASP.NET tudo funciona lindamente. Ainda espero um dia termos uma forma de a cada check-in fazer um push da solução Win8 para a store, nesse ponto teremos um serviço completo.

O objectivo deste trabalho era ter um luz verde no continuous build do Git e isso já está. Agora é colocar os projectos de testes e garantir que qualquer alteração não está a produzir problemas secundários na solução.


beijos e abraços
Paulo Aboim Pinto