Friday 25 June 2010

Silverlight + RIA Service / WCF + Database

Basicamente desde do TechDays2010 que todo o meu tempo  tem sido usado a estudar Silverlight 4. Para meu espanto, esta plataforma está avançada o suficiente para começar a pensar em desenvolver aplicações na Internet usando somente Silverlight.

Silverlight tem uma estrutura semelhante ao WPF (Windows Presentation Fundation), mas com a diferença que está focada em correr aplicações num Browser. Quando falo em aplicações, estou a dizer isso mesmo. Com Silverlight é possivel desenvolvermos aplicações profissionais com um “interface polido” que já conheciamos de outras plataformas como Java ou Adobe Flash.

Para aceder aos dados, que alimentam a aplicação, a equipa da Microsoft disponibiliza um componente chamado RIA Services (RIA = Rich Internet Application) que com base num modelo de dados cria todos os métodos CRUD para que possamos desenvolver a nossa aplicação e integra-se com qualquer ORM, apesar de eu aconselhar Entity Framework 4 (EF4).

Outra forma de aceder aos dados é usando componentes WCF que já estejam desenvolvido na organização. Outro tipo de utilização de componentes WCF é quando queremos dispersar os componentes da nossa aplicação: WebServer que disponibiliza a aplicação Silverlight, Application Server que disponibiliza os WebServices / Componentes WCF e o servidor de base de dados.

Neste ponto a base de dados é algo realmente remoto numa aplicação, pois, quem vai criar a aplicação só tem que se preocupar com RIA Service ou WCF e o que é exporto por estes componentes.

Silverlight está também disponível no WindowsPhone. Assim podemos ter o mesmo ambiente no browser ou no telefone.
Estou convencido que o Silverlight é a próxima grande coisa a acontecer na informática.