Tuesday 25 May 2010

Silverlight e WPF

Desde o TechDays 2010 que todo o meu tempo tem sido usado para estudar Silverlight e WPF.

O WPF (Windows Presentation Fundation) é claramente uma excelente forma de desenharmos as aplicações de futuro. Duvido que o WindowsForms vá desaparecer, mas, vai ser gradualmente substituido por esta forma hierarquica de representação das nossas aplicações.
Tem como inconviniente só poder ser executado em sistemas operativos Windows, pois, tenta tirar partido de tudo de bom que o sistema operativo tem para oferecer.

Já o Silverlight é uma agradável supresa. Tenho visto filmes e mais filmes sobre Silverlight, comprado livros, experimentado e não poderia estar mais espantado com o que podemos fazer.

Com Silverlight podemos finalmente desenvolver aplicativos para o browser sem a necessidade de aprender outa liguagem se não a que estamos habituados a usar, o C#.
Quem me conheçe sabe bem que detesto JavaScript (e até mesmo o Java) e sempre me fez impressão ter que aprender JavaScript para ter interfaces bonitos nos sites que desenvolvi.

I HATE JAVASCRIPT

Desta fotrma não é necessário aprender HTML, JavaScript, C# para desenvolver uma WebApplication com "interface rico". Usando o Silverlight só temos que saber construir forms em XAML e programar em C#... MAIS NADA.

Até hoje só com Adobe Flash é que podiamos criar sites com interfaces realmente ricos e dotar as nossas aplicações de um Look & Feel realmente poderoso, mas, como é que usamos o Flash para obter dados de uma base de dados, processar dados e envia-los de volta para a base de dados? Com muita dificuldade.
Esta simples acção é feita no Silverlight de uma forma natural. Em Silverlight não fazemos só animações, mas, aplicações completas.

Mesmo que isto fosse muito, ainda temos a possibilidade de instalar e correr as nossas aplicações Silverlight Out-Of-Browser. Estas aplicações, apesar de terem um acesso limitado ao disco e ao sistema operativo, são executadas a partir do computador do cliente e usar o protocolo HTTP para comunicar com o servidor.
Só boas notícias.

Irei publicar o que tenho descoberto sobre Silverlight e WPF e espero pelos Vosso FeedBack.


Paulo Aboim Pinto
Odivelas - Portugal