Thursday 26 November 2009

Visual Studio 2010 em pontos

Os pontos que irão ser destacados sobre as novidades do VS2010 logo mais na  formação serão:

 

  • Totalmente desenvolvido com Windows Presentation Fundation
  • Melhorias no Intelisense. Propriedades disponiveis conforme a framework escolhida.
  • Melhores mecanismos de pesquisa 
  • Drill down em métodos 
  • Vertical Selecion
  • Novas funcionalidade de Refactoring.
  • Novos Snipts em HTML Design
  • Debug com Debug History e Step Back
  • Novo template para New Web Application mais parecido com o MVC template
  • URL routing em projecto ASP.NET
  • SEO (Search Engine Optmizartion) Toolkit para identificar inconsistências nos WebSites externos.
  • faster javascript intelisense
  • Aumento da tolerancia ao erro. Por exemplo erro ao obter o Intelisense de um javascript é indicado.
  • Improvement no AJAX: Templates / controls / data binding
  • ADO.NET Entity Framework: Lazy Load / FK como objectos invés de campos.
  • Config Files para debug e release. 
  • Deploy profiles.

 

Esta apresentação é livre para todos os colaboradores da Altran


Paulo Aboim Pinto

Wednesday 25 November 2009

Apresentação do VS2010 na Altran

Amanhã, pelas 19:00 vai haver uma apresentação das novas funcionalidades do Visual Studio 2010 na Altran.

Esta apresentação vai ser feita por mim e vai ser filmada. Mais tarde espero poder postar aqui o seu video integral neste blog.

Este é a primeira apresentação dos produtos 2010 da Microsoft, estando pensado fazermos também apresentações sobre MVC 2 e SharePoint 2010 para breve.


Abraços
Paulo Aboim Pinto

Monday 23 November 2009

Uma forma diferente de escrever o nosso HTML

Hoje em dia com as ferramentas de design do VisualStudio nem nos lembramos como nem sempre era fácil escrever código HTML e ter que nos lembrarmos de imensas tags e quais as duas propriedades e atributos.

Encontrei este vídeo que está associado a uma ferramenta para Mac muito interessante. Espero que gostem.


Zen Coding v0.5 from Sergey Chikuyonok on Vimeo.


Paulo Aboim Pinto

Saturday 21 November 2009

Crome OS - Sistema operativo do Google

Muito se tem falado deste sistema operativo e pouco temos visto. Aqui está um vídeo sobre oque podemos esperar um sistema operativo desenvolvido pelo Google.

Google Chrome OS Demo


Paulo Aboim Pinto

Friday 20 November 2009

Lançamento do Visual Studio 2010 a 22 de Março de 2010

Hoje estava a ouvir o último PodCast do Scott Hanselman onde ele fala com o Phil Haack e eis que dizem que o Visual Studio 2010 (acabou de sair da Beta 2) tem data marcada para ser lançado: 22 de Março de 2010.

Juntamente com o VS2010 vai ser lançado o ASP.NET MVC 2 que trás imensas coisas novas que espero poder apresentar neste blog.


Paulo Aboim Pinto

Thursday 19 November 2009

Como aumentar a produtividade de uma equipa de programadores?

Esta pergunta foi-me feita à uns dias e depois de pensar um pouco aqui está um conjunto de medidas que podemos tomar para aumentarmos a produtividade de uma equipa de desenvolvimento.

Antes dos passos, devem ler o seguinte post: Quem deve ganhar mais? e passar a dar boas condições às pessoas produtivas.
  1. Implementar a política de Stand up mettings - Este tipo de reuniões podem ser feitas a meio da manhã e serve para aferir sobre o que cada um está a fazer e ainda partilhar entre todos os problemas que estão a ter, as vitórias e ainda promove a interacção entre os membros da equipa.

  2. Criar mecanismos de compilações automáticas (automated build) - quando temos uma equipa extensa onde pessoas diferentes trabalham em áreas diferentes da aplicação é importante termos a certeza que uma alteração não vá estragar outras áreas do código. Agendar compilações de todo o projecto duas ou três vezes por dia não é muito e pode garantir que alguns problemas são resolvidos ainda no processo de desenvolvimento.

  3. Em problemas com alguma dimensão, criar equipas de duas pessoas e implementar o Extreme Programming - Esta medida leva a que o código criticado à medida que é feito e um par de olhos extra é sempre bom para encontrar os bugs da solução.

  4. Criar momentos de Code Review - No mundo da consultoria a rotatividade das pessoas é cada vez maior, pelo que temos que ter a certeza que o código produzido por uma pessoa está de acordo com as regras impostas para o projecto. Existem diversas ferramentas de Code Review, que a cada compilação analisa o código para encontrar erros pontos onde não foram seguidas essas regras. Com regras é mais fácil de ler e entender por qualquer membro da equipa.

  5. Mostrar os progressos no desenvolvimento - Reunir com frequência com a equipa e mostrar que o seu trabalho está a ir a algum lado. Muitas das ferramentas de compilação diárias já elabora relatórios que indicam a produtividade (em linhas de código) de cada pessoa e melhorias nas alterações em termos de execução desse mesmo código.

  6. Tentas mostras demonstrações do produto todos os meses - Uma vez por mês o gestor técnico do projecto deve mostrar a todos como é que o projecto está a correr e fazer uma demonstração das novas funcionalidades implementadas bem como as melhorias e correcções que foram efectuadas. Assim é obrigatório ter o projecto sempre pronto a ser instalado num cliente, e todos os membros da equipa sabem o que está feito e o que ainda ser feito.

  7. Aprendam da fazer Unit Tests - Esta tem sido uma frase muito batida nos últimos dois a três anos, mas, ainda não se fazem testes unitários ao código. É importante e poupa tempo de desenvolvimento.

  8. Exigir da chefia ou da direcção técnica do projecto que esteja vários passos à frente do desenvolvimento - O que acontece é que a chefia técnica fica-se pelo início do projecto e depois quer saber se tudo ficou feito. Esta forma de trabalhar é errada. O acompanhamento deve ser diário.
Um projecto gerido desta forma não tem tempos mortos, em qualquer momento todos sabem o que tem que fazer e o chefe de projecto irá passar despercebido no meio disto. Digo ainda que pode ir de férias que uma equipa gerida desta forma irá conseguir efectuar o seu trabalho na mesma.

Abraços
Paulo Aboim Pinto

Quem devia ganhar mais?

Aqui está está uma questão que tenho perdido algum tempo ultimamente, quem deve ganhar mais? O técnico ou o gestor?

Nas últimas semanas tem vindo a público alguns dos ordenados dos gestores de topo da administração pública. Gestores como o Armando Vara ganha (mais coisa ou menos coisa) 50.000 euros (10.000 contos na moeda antiga) e são estes gestores que acham que não devemos aumentar o ordenado mínimo para 500 euros, pois, haverá empresas que deixam de ser competitivas.

Deixem-me colocar as coisas da seguinte forma? Quem são as pessoas que produzem numa empresa? Só com gestores as empresas continuam a produzir? Porque é que damos as melhores condições aos gestores (carro, telefone móvel, férias pagas e grandes ordenados) e aos técnicos o ordenado mínimo?

Eu, trabalho na área do desenvolvimento de software e tenho que dizer que tenho alguma sorte e um ordenado condigno, mas, mesmo assim há imensas desigualdades.
Sempre que vou para um projecto, o chefe de projecto (alguém não produtivo que só irá usar Office, ferramenta de email e pouco mais) tem acesso a um portátil topo de gama, cheio de capacidade enquanto que aos técnicos que necessitam de um computador decente, vão usar um compilador, ferramentas de edição de imagem, o Office e uma ferramenta de email, é lhes dado um computador velho e sem capacidade.

Porque haverá esta diferença? Depois, claro que ninguém, em Portugal, quer seguir a carreira técnica e querem ir todos para gestores....

Fica a pergunta no ar: Quem devia ganhar mais, os gestores ou os técnicos?


Paulo Aboim Pinto
Odivelas - Portugal

Tuesday 17 November 2009

Google Wave visto pela Microsoft!

Se não sabem ficam a saber, eu trabalho com tecnologias Microsoft e sempre trabalhei a minha vida toda, mas, mão é por trabalhar com estas tecnologias que irei aceitar tudo que a Microsoft diz sem pensar um pouco.

Hoje vi um filme no YouTube de um Arquitecto Chefe de Software da Microsoft a dizer que o Google Wave é anti-web. Que vai contra todo e qualquer conceito que a Web preconiza. Ao centralizar tudo num sistemas de comunicação vai contra a ideia de descentralização da Web.
Podem ouvir ele dizer isso neste vídeo


O mais engraçado não são estes comentários, mas, um que vão no seguimento desta palestra onde ele fala que a Microsoft vai apostar no Cloud Computing e que todas as aplicação vão passar a estar acessíveis de qualquer computador / equipamento móvel e com tudo centralizado.


isto tudo aliado com a visão da Microsoft do futuro que podemos ver no vídeo abaixo, não faz qualquer sentido. Basicamente tinham que dizer mal do Google Wave e esta foi a forma encontrada.



Beijos e Abraços
Paulo Aboim Pinto
Odivelas - Portugal


Google Wave, A análise!

É verdade que já passou algum tempo sobre o lançamento do Google Wave, mas, só agora resolvi vir escrever sobre tal.

Desde o dia 1 que tenho usado o Google Wave das mais diversas formas e tenho obtido várias opiniões sobre se o Google Wave é uma desilusão ou não para os utilizadores.
A minha opinião é que os utilizadores estavam convencidos que o Google Wave viria substituir os serviços de IM (Internet Messaging) com Yahoo ou MSN, os serviços de email (como hotmail ou GMail). O problema é que não substitui nada disso. Nos dá uma nova perspectiva sobre a forma de comunicação.

Este novo serviço é um conjunto de vários serviços que estão ainda disponíveis na internet como NewsGroups, IRC, IM e EMail. O Google Wave os une a todos num só serviço e ainda adiciona a possibilidade de transformarmos uma Wave numa entrada num Blog.

Não sei que esta será a forma de comunicação do futuro, o que sei é que é um passo na direcção do futuro sim.
Tenho usado o Google Wave como ferramenta de trabalho onde coloco as minhas ideias sobre algo que estou a fazer, partilho essas ideias com outras pessoas e invés de reunimos e discutir essas ideias, cada um dos participantes dá a sua contribuição na Wave.

Outra forma de utilizar o Google Wave é em reuniões. Sempre que participo numa reunião crio uma Wave com os participantes da mesma e vou colocando o que foi discutir na reunião. Como todos tem acesso à Wave, poderão adicionar os seus comentários aos temas discutidos e no final a acta da reunião (ou um resumo da reunião) está feito e com os comentários de todos.

Como podem ver, eu não uso o Google Wave como forma de conhecer novas pessoas ou ainda simplesmente como forma de comunicar, uso como ferramenta no meu trabalho de responsável técnico de soluções informáticas em .NET.

O que falta no Google Wave?
Ainda falta imenso no Google Wave. Falta essencialmente comunicação som outros serviços como email. Ainda não é possível criar uma Wave e enviar o seu conteúdo por email para alguém.
Esta limitação deve-se ao facto de ser um Preview do sistema e que ainda não está tudo pronto. Penso que o Google ainda está a ver se este é um serviço que deve apostar ou não e ainda não criou todas as formas de conectar o Google Wave aos demais serviços Google como Docs, Reader, GMail, Picasa, etc.

Ainda falta muito para o Google Wave ser um sistema de comunicação perfeito, mas, nós vivemos 40 anos com o email e ele não é perfeito, porque é que não podemos dar uma oportunidade ao Google Wave.

Abraços
Paulo Aboim Pinto
Odivelas - Portugal