Tuesday 2 June 2009

Benfica .. ai o meu Benfica!

Com tantos assuntos que andam agora na baila, gostaria de partilhar algo que já tenho falado em privado que é sobre o meu Benfica.

Na época passada, pela primeira vez fiz-me sócio do Glorioso SLB e comprei um lugar cativo e tentei estar presente em todo os jogos em casa. Terminada esta época desastrada só esperamos que a próxima nos traga algo de novo, algo que esperava já na anterior com a entrada do Rui Costa para Director Desportivo.

Todos temos ideia sobre o que queremos ou não para o clube, mas, uma coisa é certa, não somos nós que lá estamos. Não somos nós que estamos na lide diária com os jogadores, treinadores e dirigente. Não tenho qualquer dúvida que todo este trabalho não é fácil, mas, isso é simplesmente trabalho operacional, trabalho do dia a dia. O que falta na realidade ao Benfica é uma estratégia a médio prazo, uma confiança clara nos jogadores / treinadores que vem para ficar algum tempo.

Vejamos exemplos noutros clubes: No Sporting, mesmo o Paulo Bento não ser o melhor treinador do mundo, não sendo a pessoa mais competente do mundo, mantêm-se de pedra e cal no clube e nenhum jogador coloca em causa a autoridade do treinador. Porquê? Sempre que um jogador tentou levantar alguma polémica (os exemplos são mais que muitos) o treinador simplesmente o afastou das convocatórias e nenhum dirigente levantou a voz a dar uma palavra mais áspera sobre essa mesma decisão. Sempre ouvi comentários dizendo o treinador era soberano nas decisões técnicas.
No Benfica isso já não acontece. Todos são treinadores de bancada e todos mandam bitaites sobre o que o treinador deve ou não deve fazer.

Nas últimas semanas nenhum dirigente do Benfica veio para a comunicação social acalmar as palavras rudes dos jornais, deixando assim exposto o treinador a toda e qualquer especulação, que jornais como Record, que até diziam que outro treinador já tinha assinado pelo Benfica.
Viram algum dirigente do Benfica vir a público dizer que o projecto do Benfica é a 2 anos? Como querem que tenhamos um projecto a dois anos quando ninguém assume esse projecto?

Realmente, há coisas neste Benfica tem que mudar e não é o treinador, mas, a mentalidade dos dirigentes.



Paulo Aboim Pinto